Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Qualidade de ensino na Prefeitura Municipal de Bálsamo/SP é assustadora

Procuradora do MP de Contas de SP ressalta a queda drástica do IDEB do município nos últimos anos e pede abertura de autos apartado no TCE-SP para fiscalização e apresentação de justificativas pela Prefeitura Municipal

Em sessão do último dia 15/09, da Primeira Câmara do Tribunal de Contas de São Paulo, durante o julgamento do item 86 da pauta, relativo às Contas Anuais de 2013 da Prefeitura de Bálsamo, a Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Dra. Élida Graziane Pinto relatou a crítica série história de queda de qualidade do ensino daquele município.

A análise das Contas Anuais pelo Tribunal de Contas, para a Procuradora, "não se trata mais de apenas analisar critérios contábeis de cumprimento do artigo 212, à luz dos artigos 70 e 71 da LDB". Ao ressaltar que o TCE-SP já faz um esforço de se ajustar nesta busca, por meio da fiscalização, e até mesmo pela criação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, reforçou a necessidade de que a Corte de Contas passe a incorporar, tanto nos relatórios de Fiscalização, como no exame das Contas Anuais, os dados relativos à evolução dos índices educacionais.

Em razão da situação do município de Bálsamo, pugnou pela abertura de autos apartado, com o fim de realizar acompanhamento da queda do IDEB e verificação junto à Prefeitura Municipal das razões que ensejaram a queda da qualidade do ensino nos biênios avaliados.

Destacou, ao final, que o dever do município em assegurar o padrão de qualidade está postulado na artigo 206, inciso VII, da Constituição, em sua redação originária, bem como na Lei de Diretrizes e Base da Educação.

Confira, na íntegra, a sustentação oral aqui ou pelo Canal do Youtube.

Notícia publicada originalmente no site Financiamento dos Direitos Fundamentais.

  • Sobre o autorPor Élida Graziane Pinto
  • Publicações13
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações347
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qualidade-de-ensino-na-prefeitura-municipal-de-balsamo-sp-e-assustadora/234416896

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo e oportuno.

O IDEB avalia a qualidade de ensino nas escolas públicas.
Certa vez mencionei um artigo que dizia, "uma coisa puxa outra", eis um exemplo.

Se não temos qualidade de ensino, qual o futuro dessas crianças?
Sendo adultas, qual a perspectiva de vida?
Adolescentes drogados?
Adolescente encarcerados?
Adolescentes grávidas? etc.
Se a base de tudo, segundo os especialistas, é a educação, o órgão/entidade IDEB (responsáveis), devem atuar mais na fiscalização, não deixar na responsabilidade do tribunal de contas que não tem nada a ver com ensino.
Abraços. continuar lendo